20 ÓLEOS E SUAS PROPRIEDADES

20 ÓLEOS E SUAS PROPRIEDADES

20 ÓLEOS E SUAS PROPRIEDADES

Cada um dos óleos essenciais oferece inúmeros benefícios ao corpo e à mente. Listamos, a seguir, as principais propriedades de alguns dos mais importantes deles. Confira!

 

Texto • Marília Di Cesare

ALECRIM  combate a estafa, o mau humor, a apatia e a ansiedade. Alivia dores de cabeça, age contra acne, rugas, dores de cabeça e problemas capilares, como queda e excesso de oleosidade dos cabelos.
 

ALFAZEMA  tranquiliza o sistema nervoso, alivia dores de cabeça e diminui a insônia. Também age como antisséptico, cicatrizante e contra problemas digestivos.
 

CALÊNDULA  com efeito cicatrizante, antiséptico e antiviral, é indicado para o tratamento de problemas nos pés, tais como calos, peles grossas e verrugas.

CAMOMILA – anti-tóxico e anti-irritante, é bom para bebês, durante o nascimento dos dentes, cólicas e diarréia. Utilizado com eficácia no tratamento de problemas de pele.
 

CANELA  atua contra hipersensibilidade e acessos de raiva, além de motivar e dar enegia. Excelente para massagem corporal em peles secas.
 

CÂNFORA  contra o pensamento negativo, favorece a claridade mental e combate a depressão. Serve também para o alívio de dores musculares e câimbras.
 

CAPIM-LIMÃO  é repelente contra insetos, além de bactericida, utilizado no tratamento de problemas de pele. Combate a insônia e o estresse.
 

CRAVO-DA-ÍNDIA  tem efeitos estimulantes e propriedades analgésicas. Aumenta o vigor físico e a coragem, além de funcionar como antisséptico.
 

ERVA-DOCE  calmante, bom para a pele, atua contra dores no corpo e possui efeito diurético brando. Também é indicado no tratamento de flatulência e indigestão.
 

EUCALIPTO  ajuda a reequilibrar as emoções e a energia vital do corpo, combatendo a angústia. É útil para inalações, além de aliviar sintomas de gripe e sinusite.
 

GERÂNIO – tem efeito regulador na produção natural de óleos da pele, podendo ser utilizado por pessoas com pele seca, oleosa ou que sofrem com acne.
 

HORTELà– refrescante e relaxante, libera energias retidas. Tem propriedade estimulante e descongestionante e também é usado no tratamento de enxaqueca e flatulência.
 

JASMIM  acredita-se ser um afrodisíaco que estimula o chacra sexual. Pode amenizar os distúrbios da menopausa, impotência, frigidez, letargia e tristeza profunda.
 

LAVANDA  perfeito para acalmar os nervos e aliviar a tensão. É poderoso também no tratamento de perturbações do sistema digestório e de cólicas.
 

LIMÃO  benéfico para o sistema circulatório e para diminuir a tensão arterial. Alivia dores de cabeça e enxaqueca, além de ser eficiente no combate à celulite.
 

MIRRA  utilizado desde a Antiguidade como incenso, em cerimônias religiosas. Tem ação sedativa e também pode ser aplicado para tratar pele irritada, rachada ou envelhecida.
 

PINHO – alivia o cansaço do corpo, agindo principalmente nos músculos. É eficaz contra problemas respiratórios, como gripes, asma e bronquite. Pode ainda ser utilizado contra problemas circulatórios, varizes e tratamentos estéticos corporais, como drenagem linfática.
 

ROSA  tem um poderoso efeito calmante e antidepressivo, em situações de raiva, medo, luto e estresse. Associado ao amor, é também utilizado como afrodisíaco.
 

SÂNDALO  auxilia no tratamento de problemas respiratórios, como bronquite e laringite. É também bom para a pele, aplicado em cicatrizes, estrias e varizes.
 

YLANG-YLANG – antidepressivo, tranquilizante e grande afrodisíaco, é frequentemente utilizado em casos de impotência e frigidez. Estimula o crescimento do cabelo.

Fonte: Triada.com.br