ASANAS PARA CRIANÇAS

ASANAS PARA CRIANÇAS

ASANAS PARA CRIANÇAS

Com o livro "Yoga para crianças", de Katia Canton, os pequenos também podem aprender a praticar seus primeiros asanas. Conheça, passo a passo, algumas divertidas posturas

 

Texto • Redação Ilustrações • Luciana Ruivo


Aquecimento

Antes de começar, vamos aquecer nossos músculos, articulações e o corpo de maneira geral. Dê uma boa espreguiçada, despertando todo o corpo! Também pode brincar de cheirar o chulé, movimentando as articulações dos tornozelos, dos joelhos, da bacia... Agora de pé, pernas afastadas e joelhos esticados, jogue o tronco para frente, enquanto as mãos ficam entrelaçadas nas costas e os braços esticados para baixo. Assim, você alonga os músculos e aquece toda a parte superior do corpo. E então, pronto para começar as posturas?

 

Árvore (vrkshasana)

Fique de pé, pernas juntas e retas. As mãos unidas em forma de prece sobem acima da cabeça. Devagar, erga a perna na altura do joelho, encostando os pés na lateral dele, formando um quatro. Depois, volte devagar e repita com a outra perna. O que essa postura faz por você: a árvore é uma postura de equilíbrio. Com apenas um dos pés no chão você deve sentir o quanto está firme, preso ao solo, como uma árvore de raízes profundas. Se cair, saiba que pode voltar a se equilibrar novamente. É como na vida, a gente alterna momentos de calma com os de sufoco. Tudo está em constante movimento.

 

Leão (simhasana)

Sentado sobre os joelhos pouco afastados, acomode os braços esticados entre os vãos das pernas, com os punhos se tocando e as mãos apoiadas no chão. Arregale os olhos, abra bem a boca, ponha a língua para fora e solte um grito bem alto. Um verdadeiro rugido! O que essa postura faz por você: o leão tem a ver com o som e a expressão poderosa do rei dos animais. Esta posição coloca a tensão para fora. É uma postura de força. Também relaxa os músculos da face.

 

Criança (balasana)



 

Agora você vai relaxar ainda mais seu corpo, em posição fetal, isto é, na postura em que o bebê fica mais confortável dentro da barriga da mãe. Dobre os joelhos e deite sobre eles. Encoste a testa no chão, alongando o pescoço. Deixe os braços relaxados ao lado do corpo. O que essa postura faz por você: a balasana é uma postura de fechamento do yoga. Sempre que estiver cansado no decorrer das posturas, você pode fazê-la. Solte seu peso, sinta a respiração e a musculatura de todo o corpo trabalhada.

Fonte: Triada.com.br