ASCENDENTE, INFERNO ASTRAL, FASES DA LUA...

ASCENDENTE, INFERNO ASTRAL, FASES DA LUA...

ASCENDENTE, INFERNO ASTRAL, FASES DA LUA...

Você ouve falar nesses e outros fatores o tempo todo, mas sabe exatamente o que significam e qual sua importância? Explore cada galáxia desse universo e entenda melhor a astrologia

 

Texto • Carolina Escobar
 


 

O que é ascendente?

Quando afirmamos “sou ariano”, ”sou taurino” etc., tratamos da posição do sol no dia de em que nascemos. Porém, quando falamos em signo ascendente, referimo-nos ao signo que estava ascendendo, nascendo no horizonte na hora exata do nosso nascimento. Enquanto o primeiro mostra aquilo que somos por dentro, o segundo define basicamente a maneira como o mundo exterior nos percebe – nossa aparência –, algo que, inicialmente, não somos. Por isso, conhecer o ascendente nos dá a oportunidade de aprender, desenvolver ou compreender a nós mesmos para que nos relacionemos melhor com o mundo externo.

 

O que é um planeta regente?



 

A regência astrológica é a associação de cada signo com um planeta, normalmente por suas características semelhantes (por exemplo, Plutão, misterioso e sombrio, é o regente de escorpião). São de grande importância no mapa astral os planetas regentes de nossos signos solar e ascendente. Eles têm o poder de dar direção aos principais acontecimentos da vida de uma pessoa, além de acentuar ou suavizar detalhes da personalidade. Estudar suas particularidades é importante, no entanto, deve-se ter muito cuidado para não reduzir toda a complexa configuração astrológica a um único astro: o mais importante na análise de um mapa astral sempre será a maneira com que todos os seus elementos interagem entre si.

 

 

O que é inferno astral?

É muito comum ouvir falar que um mês antes do aniversário de alguém começa uma fase ruim, turbulenta, cheia de azar e depressão – chamada popularmente de “inferno astral”. Na verdade, não há nada infernal nesse período, mas sim um momento de maior sensibilidade, em que devemos nos preparar para um novo nascimento. Assim, há a necessidade de quietude e reflexão e, como isso geralmente não acontece, vem a angústia, o vazio e a sensação de desorientação.

 

Como as fases da lua influenciam nossa vida?



 

Da mesma forma que a lua está em sincronia com os ciclos da natureza, como podemos observar nas marés, ela também interfere nas emoções humanas. Isso significa que, a cada sete dias, o astro ativa um ponto diferente do nosso mapa astral, maximizando ou minimizando nossos conflitos internos (normalmente, as emoções começam a intensificar-se na lua crescente, encontram a plenitude na lua cheia, acalmam-se na lua minguante e ficam adormecidas na lua nova).

 

O que é lilith?

Lilith, a chamada lua negra, ainda é uma grande incógnita na astrologia. Alguns estudiosos afirmam que ela é um corpo celeste; outros, que se trata apenas de um cálculo matemático; e há ainda aqueles que não aceitam sua relevância em um mapa astral. Os que não fazem parte desse grupo, explicam que a casa ou signo em que ela se encontra corresponde à área da vida em que o indivíduo vive com um sentimento inexplicável e constante de insatisfação. Outras correntes, entretanto, consideram-na uma força propulsora incomensurável, desde que conscientizada. Ou seja: ela representaria a área da vida em que temos um poder adicional, embora nem sempre saibamos utilizá-lo.

 

Por que os signos estão divididos em quatro elementos?

Porque são quatro os elementos que compõem o ciclo da vida: fogo, terra, ar e água.  Assim como a natureza obedece a esse ciclo, a astrologia faz o mesmo para indicar o temperamento de cada signo. Dessa forma, as pessoas dos signos de elemento terra (touro, virgem, capricórnio) são apegadas às coisas terrenas, reservadas, cautelosas; os indivíduos de ar (gêmeos, libra, aquário) são mentais, livres e comunicativos; os de água (câncer, escorpião, peixes) são emocionais, medrosos e tímidas; e de fogo (áries, leão, sagitário) são intensos, apaixonados e individualistas.