AYURVEDA: FILOSOFIA DE BEM-ESTAR

AYURVEDA: FILOSOFIA DE BEM-ESTAR

AYURVEDA: FILOSOFIA DE BEM-ESTAR

Nascido há mais de 5 mil anos, esse sistema medicinal do Oriente cuida da saúde e da beleza do corpo, sem esquecer da tranquilidade do espírito. Saiba mais sobre o ayurveda e descubra como tirar proveito dele no seu cotidiano

 

 Texto • Lívia FIladelfo

Ayurveda: filosofia de bem-estar

Dormir cedo, comer com moderação e tomar chás. Pode não parecer, mas esses simples conselhos das sábias avós são mais poderosos do que imaginamos. São hábitos que aumentam a energia vital, fortalecem o sistema imunológico e integram corpo, mente e espírito. Ao menos, é o que prega a medicina ayurvédica.

Para essa ciência, surgida na Índia há 5 mil anos, o segredo da saúde e do bem-estar está na capacidade de identificar, evitar e eliminar toxinas. Mas não basta cuidar apenas da qualidade dos alimentos e da água: ideias negativas, imagens violentas e tudo o que invade os sentidos também pode contaminar o ser humano e, por isso, deve ser purificado pelas técnicas do ayurveda.

Não se trata de transformar a vida segundo os padrões indianos de 3.000 a.C.. “O importante é traçar uma rotina que compense os desgastes e nos aproxime da nossa essência”, explica a fisioterapeuta Walkyria Dambry, que há mais de dez anos estuda e adapta a sabedoria hindu a nosso contexto e realidade.

De acordo com a especialista, uma das maiores lições do ayurveda é entender que o tempo todo trocamos energia e informações com o ambiente que nos cerca – e que isso pode tanto nos alimentar, quanto nos envenenar.

Também nossas ações nutrem ou intoxicam o que está ao redor. Portanto, o segredo do bem-estar é fazer trocas limpas com o meio, buscando a pureza em tudo: na comida, nos relacionamentos, nas palavras que dizemos.

O ayurveda, que em sânscrito significa "ciência da vida", não busca apenas manter a saúde, mas também cultivar a felicidade em cada momento e ao longo de toda a vida. Para isso, é preciso varrer, para bem longe a sujeira física, mental e emocional. Saiba mais a respeito nas páginas a seguir. E experimente!

 

Massagem ayurvédica

Ayurveda: filosofia de bem-estar

Na Índia, a massagem faz parte do dia a dia das pessoas. Desde o nascimento, as crianças são acostumadas a serem massageadas pelos pais. Primeiro, conhecem a shantala, uma terapia que, por meio de toques suaves, estimula a circulação sanguínea, a nutrição da pele e dos tecidos do bebê. Além disso, é claro, fortalece os laços afetivos entre os pais e a criança.

Nas massagens orientais, geralmente utilizam-se óleos medicinais de vegetais específicos, que não obstruem os poros. Uma das mais eficazes e terapêuticas massagens é a ayurvédica, que tem por objetivo eliminar as toxinas do corpo e da alma por meio do uso de produtos extraídos da natureza e, é claro, das técnicas milenares da medicina ayurvédica.

O ayurveda encara a massagem como uma ferramenta para nutrir os tecidos, equilibrar os doshas, rejuvenescer, aumentar a força e a vitalidade e diminuir o estresse e a tensão. Recomenda-se sua prática semanalmente.

Entre as diferentes técnicas, as mais tradicionais são a abhyanga – uma profunda massagem nos músculos, recomendada para ativar a circulação sanguínea – e a shirodhara – feita a partir de um fluxo de óleo medicinal que escorre pela cabeça durante 20 minutos.

Os doshas

Ayurveda: filosofia de bem-estar

 

Vata, pitta e kapha. Para o ayurveda, todos nós temos essas três forças energéticas atuando em nosso corpo. Cada dosha tem comportamento e metabolismo próprios, portanto, devem ingerir alimentos e cultivar hábitos diferentes.

Para entender como esses humores funcionam, imagine uma situação de atraso de vôos. Se o passageiro for do tipo vata, ele ficará preocupado, imaginará um desastre na sua agenda e terminará se culpando: “eu deveria ter previsto isso”. Irritadíssimo, o passageiro pitta ameaça o representante da companhia e cobra uma solução, cheio de raiva. Por sua vez, kapha está tranqüilo e aproveita a confusão para fazer um lanche.

Quando vata predomina, a pessoa costuma ser magra, alta, dispersa e criativa. Já pitta é de constituição mediana, autoritário e inteligente. Kapha possui estrutura sólida e costuma ser gentil e lento. Para ter certeza sobre o seu biótipo, vale a pena uma consulta ao vivo com um médico ayurvédico

 

Três dicas essenciais

Ayurveda: filosofia de bem-estar

Conheça algumas lições da medicina indiana que trazem bem-estar e relaxamento para todos os doshas!
 

• Respire fundo: a respiração, feita de muitas formas, é uma das principais práticas ayurvédicas. Para acalmar, o mais indicado é obstruir uma narina e aspirar o ar pela outra, invertendo de posição de trinta em trinta segundos. 

• Ao acordar, uma escovação: com uma bucha vegetal, friccione a pele no sentido ascendente. Nos braços e nas pernas, escove desde as extremidades; no abdômen, faça movimentos no sentido horário. A prática ativa os chakras e favorece a circulação da energia pelo corpo.

• Virando os olhos: exercícios oculares estimulam e desenvolves diferentes áreas do cérebro, aumentando a memória, a percepção e a intuição. Olhar par cima e para a esquerda, por exemplo, reforça a memória visual; para baixo e para a direita, desenvolve emoções. 
 

Para saber mais
 

Ayurveda: um tratamento de saúde que não agride o corpo
Hans H. Rhyner
Editora Pensamento

Ensina a identificar o seu dosha (vata, pitta ou kapha) e traz informações completas sobre a dieta e os tratamentos mais indicados para cada perfil.

 

O Caminho da Cura: despertando a sabedoria interior
Deepak Chopra
Editora Rocco

Uma coletânea de insights sobre vida e saúde de Deepak Chopra, o médico indiano que trouxe a medicina ayurvédica para o Ocidente.



Ayurveda: caminho da saúde

Maria Inês Marino e Walkyria Dambry
Editora Gaia

Traz os ensinamentos iniciais para quem quer aprender os fundamentos do ayurveda e, em seguida, colocá-lo em prática para conquistar mais saúde e bem-estar.

 

Especialistas no assunto

Dr. Aderson Moreira da Rocha
Rua Barão de Lucena, 48, sala 17
Rio de Janeiro, RJ
Tel.: (21) 2537.3251 | (21) 9358-9127
Site: www.ayurveda.com.br 

Dr. Bokkulla Ramachandra Reddy
Av. Afonso Mariano Fagundes, 459
São Paulo, SP
Tel.: (11) 5585-2141
Site: www.bokkulla.com

Companhia Zen
R. Dona Avelina, 207 
Vila Mariana – São Paulo
Tel.: (11) 5572-0987
Site: www.ciazen.com.br 

Kaviraj - Centro Internacional de Ayurveda
Rua Antonio de Macedo Soares, 1081
São Paulo, SP
Tel.: (11) 6941-1129

Fonte: Triada.com.br