Bater Cabeça na Umbanda

Bater Cabeça na Umbanda

"Bate a cabela no congá, filho de Umbanda! Pede a benção a Oxalá lá na Aruanda!"

 

Hoje vamos falar de uma das primeiras coisas que se aprende quando se entra para a Umbanda que é "Bater cabeça".

Afinal, o que isso significa?

Filha de fé batendo cabeça no Congá do
Centro de Umbanda Ogum Rompe Mato
Bater cabeça é um ato de respeito e obediência aos orixás. Significa que nossa cabeça, que simbolicamente é a parte mais importante da matéria e que comanda todo o nosso corpo, está se subordinando ao poder dos Orixás e aos fundamentos da Umbanda.

Não se fala em linguagem popular sobre baixar ou não a cabeça para algo ou alguém? Quando fazemos isso estamos demonstrando nossa obediência aos fundamentos da religião e a entrega total.

Bater cabeça também é reverenciar. Esse ato é feito somente pelos membros da corrente mediúnica do terreiro e é feito em respeito às firmezas dos Orixás e das entidades presentes. Bate-se a cabeça, primeiramente firmando o frontal e as frontes direita e esquerda à fim de pedir proteção e fluidificar-se para as tarefas, recebendo as energias concentradas no congá.

Quando feito no chão, em frente ao congá, é importante tocar a cabeça no chão mesmo, com humildade, uma das premissas de nossa religião.

Como viram, o ato de bater cabeça é repleto de simbolismos e significados. Faça isso com firmeza e fé e como outros umbandistas já disseram, "Não bata a cabeça à toa"!

Um forte axé a todos