BONS MOTIVOS PARA ESTUDAR CABALA

BONS MOTIVOS PARA ESTUDAR CABALA

BONS MOTIVOS PARA ESTUDAR CABALA

Saiba como e por que estudar a cabala, o conjunto de ensinamentos que pode ser a chave para desvendar os mais profundos mistérios da existência. Basta vontade e dedicação

 

 Texto • Redação


 

Quem sou? Por que existo? De onde vim e para onde vou? Já estive neste mundo anteriormente? É possível evitar o sofrimento? Como encontrar a paz, a satisfação e a sorte? Qualquer ser humano que sinta necessidade de responder a essas e outras perguntas existenciais tem boas razões para estudar a cabala. Fonte infinita de sabedoria cósmica, esse conjunto de ensinamentos pode levar a um grau de espiritualização em que não existam mais barreiras entre o mundo da matéria e o mundo do espírito. Essa posição é chamada de “o fim da correção”, o mais alto nível de completude.

Ao começar a estudar os textos cabalísticos, o iniciante pode não entendê-los, já que eles são escritos na “linguagem dos ramos”, a qual utiliza conceitos que nossa mente pode entender para referir-se às raízes de tudo o que existe, que estão nos planos espirituais. No entanto, se houver um profundo desejo de aprender e de se corrigir espiritualmente para poder receber a luz divina, é possível adquirir o dom de entender essa linguagem: à medida que se esforça, o estudante invoca o que se chama de luz circundante e, gradualmente, passa a enxergar a realidade espiritual.

Além disso, os próprios textos cabalísticos têm a capacidade de provocar um fenômeno importante: o desenvolvimento de um sexto sentido, chamado de ponto no coração. Na verdade, todos os seres humanos possuem esse ponto, o qual, normalmente, está adormecido. Ao ser despertado, ele começa a alargar-se e expander-se o suficiente para permitir que a luz circundante o penetre. A entrada da luz nesse ponto dá a ela um sentimento espiritual.

Estudar os livros da cabala permite, portanto, a conexão com a fonte da luz. Dessa forma, o desejo pela espiritualidade passa a ser cada vez maior, em um processo conhecido como segulah (remédio). “Abrame um pouco seu coração, e eu lhe abrirei o mundo”, ensina o Zohar, a obra de maior importância para os cabalistas escrita há quase dois mil anos.

Luz para todos
 


 

Por que os cabalistas desejam que todas as pessoas estudem cabala?

Segundo o rabbi Yehuda Ashlag, porque é muito valioso tornar público que essa tradição pode beneficiar a todos, sem exceção, que está assegurada a qualquer pessoa a possibilidade de atingir a iluminação total, o grau máximo de sabedoria e conexão com Deus. Aqueles que não conseguirem nesta encarnação o farão em outra, até que a intenção do Criador seja preenchida. Mesmo as pessoas que não entendem o que estão estudando, se tiverem o desejo pela compreensão, despertarão as luzes que cercam suas almas.

A cabala é especial, pois dá à pessoa a oportunidade de conhecer o sabor da espiritualidade. A partir dessa experiência, ela passa a preferir a espiritualidade ao materialismo. Assim, aprende a distanciar-se de assuntos superficiais, pelos quais era atraída anteriormente, da mesma forma que um adulto deixa de se sentir atraído por brincadeiras infantis.
 

Por que precisamos da cabala?

Porque ela nos foi dada como um trampolim para a mudança, para que possamos conhecer o Criador. Essa é a única razão. Qualquer um que a estude com o objetivo de se modificar, de se espiritualizar e de conhecer o criador, logo perceberá que pode atingi-lo, sem sofrimento, guiado apenas pelo caminho da sabedoria.