Conhecendo os Egúns e Kiumbas

Conhecendo os Egúns e Kiumbas

 

Em nosso mundo nem todos os que vivem nele infelizmente são pessoas boas, existe pessoas perdidas que não sabem se estão com o bem e o mal, outras que sempre o prazer em buscar vingança e atormentar.. Certamente não seria diferente no mundo espiritual, existe pessoas boas espíritos de luzes, que buscam fazer o bem e ajudar os terrestres a maioria costuma ser pessoas que morreram, se livraram do karma do ódio e vingança e buscaram a paz e o amor em seus corações. Egún significa espírito, idependentimente se ele seja bom ou ruim. Egúns são espíritos de pessoas que já viveram entre nosso mundo e morreram, algumas vagam certo tempo em nosso mundo até dar consciência que já não pertence mais a este mundo ou que morreram, agora existe também egúns que são espíritos sem luzes esquecidos e perdidos, que não sabem para onde percorrer e ficam entre céu e o inferno. Alguns não se contentam com a morte e tentam voltar a vida, alguns tentam até possuir outras pessoas para conseguir isto.

 Entre eles nem todos sabem que acabam fazendo o mal as pessoas, alguns deles morreram de forma trágica, mas tentam ajudar aqueles que amam, mesmo não tendo luz com ele.

 E ao invés de ajudar acabam atrapalhando a pessoa, trazendo fluídos negativos, pois um espírito que morreu em suicídio e que na vida estava ao meio de vícios e se drogava entre outros.. O que iria passar de bom para a outra pessoa? Bom certamente nada só traria fluídos de angústia, tristezas e raivas.. Por isto a eliminação do karma terrestre seria um dos processos mais importantes para se tornar um espírito livre.  Alguns deles são esquecidos e ficam na escuridão e acabam ficando agressivos, pois se você deixa por exemplo um gato trancado no escuro dentro de um banheiro durante horas, ele sairá agressivo e desisperado, a mesma coisa seria os Egúns que vivem sem rumo e sem luzes, nós espíritas rezamos e recitamos preces para que eles possam buscar o caminho da luz. Acabam voltando para o mundo dos vivos e se tornando um espírito errante, alguns foram que morreram de forma trágica, irei dar três exemplos:

Thiago era um menino que se envolveu em drogas e vícios de bebidas, se apaixonou por uma garota que o desprezava um dia cansado ele foi e se enforcou, mesmo arrependido do que fez já era tarde, agora ele sofria sem luz, não estando no céu e nem no inferno, certamente estava perdido. Ninguém de sua família lembrou dele e nem orou pelo seu espírito, viu aqueles que mais amavam vivendo suas vidas normalmente, irado quis vingança em atormentando aquele que estava com a garota que ele sempre amou, querendo levar esta pessoa a morte, querendo vingança.. 

Segundo Exemplo: Mariely morreu e deixou seu filho no mundo, não conseguindo ter sucego sua alma e sem saber onde seu filho estava e como estava, mesmo ela não sendo um espírito de luz sendo apenas uma morta, que vivia no vales do suicídas, voltou para querer cuidar de seu filho, mas ela ainda era um suicída, mesmo não tendo consciência disto ao invés de ela ajudar estava atrapalhando a vida de seu filho.

Terceiro Exemplo: Gisele morreu, porém ficou vagando sem rumo desisperado solicitando por uma luz ou alguma ajuda voltou, e sua família via seus vultos, ela aparecia em sonhos e até incorporou em uma pessoa, para pedir ajuda para que eles possam ajudar ela.

Egún não seria um espírito ruim as vezes muitos deles fazem o mal sem ter a consciência do que estão fazendo, Alguns anseiam por ajuda e quando são ajudados também ajuda a pessoa que lhe ajudou a encontrar o caminho da luz ou libertação, na cultura africana existe Baba Egum que seria os ancestrais, no Brasil em Salvador temos o Culto aos Ancestrais os Babas Eguns, que seria os ancestrais que viveram a muitos anos atrás antes de nós são espíritos doutrinados, já os Egúns seriam mortos que não tem a consciência que estão mortos, alguns se anseia por ajuda, outros querem vingança aqueles que o mataram ou lhe fizeram algum mal na terra, entre outros não consegue partir sem antes cumprir a missão de ajudar uma certa pessoa.. Já os Kiumbas seria espíritos que tem consciência que estão mortos, mesmo assim não aceitaram a luz e andam para atormentar e fazer o mal.