DORMIR BEM: DEEPAK CHOPRA ENSINA

DORMIR BEM: DEEPAK CHOPRA ENSINA

DORMIR BEM: DEEPAK CHOPRA ENSINA

Em seu livro "Uma boa noite de sono", o médico indiano Deepak Chopra conta os segredos para afastar os ruídos internos e dormir bem de uma vez por todas. Confira e coloque em prática!

 

Texto • Deepak Chopra

A melhor atitude a ser adotada quando se deita na cama é não se preocupar. Sei que nem sempre isso é fácil, sobretudo se você sofre de insônia, mas procure assumir uma atitude relaxada. Não fique se vigiando nem faça comentários irritados ou melancólicos sobre a falta de sono. E, sobretudo, pare de olhar o relógio.

Em vez disso, deite-se confortavelmente e se entregue nas mãos da natureza. Simplesmente deite-se na cama de olhos fechados sem se importar se está ou não acordado. O mero ato de permanecer imóvel e de olhos fechados – mesmo se estiver se sentindo ansioso e agitado – já proporciona significativos benefícios para o seu corpo.

Relaxe, deixe o corpo pesar sobre o colchão. Repita para si mesmo que está conseguindo descansar bastante, apenas por ficar deitado tranquilo e quieto, com os olhos fechados. Esta atitude ajudará o corpo a entrar em estado de sono espontaneamente. Quanto mais você for adepto da atitude de não se preocupar e quanto mais tomar consciência de seu corpo e conseguir relaxá-lo, melhor dormirá.

Mesmo que você não esteja dormindo, o corpo está obtendo o descanso de que precisa.

Porém, se ainda assim você achar que está tendo muitos pensamentos ansiosos e inquietantes que impedem o sono, pratique a tomada de consciência do seu corpo. Vou explicar do que se trata. A turbulência da mente gera uma turbulência correspondente no corpo. Isto significa que nossas emoções produzem sensações em nosso corpo.

Quando, em vez de concentrar-se nos pensamentos perturbadores, você examina seu corpo para verificar as sensações físicas que esses pensamentos produzem – contração, enrijecimento, aperto no peito –, a força da emoção diminui, porque você desconecta o pensamento da sensação. Examine seu corpo inteiro, pedaço por pedaço, vagarosa e atentamente, procurando identificar e desmanchar as sensações. Se um pensamento perturbador vier desviar sua atenção, volte a concentrar-se no seu corpo. Esta prática contribuirá para reforçar sua atitude de despreocupação, favorecendo a chegada do sono.

Não se force a adormecer. Não fique se controlando ou fazendo comentários sobre a dificuldade de dormir. E pare de olhar o relógio!

 

Rotinas para antes de dormir

Crie uma rotina e pratique-a antes de dormir. Essa prática é muito eficaz para garantir que, quando afinal você for para cama, seu corpo esteja totalmente preparado para entrar num período de repouso e relaxamento.

As seguintes rotinas devem ser praticadas:

1. Prepare um jantar leve e coma relativamente cedo – de preferência entre 17h30 e 19 horas. Se fizer uma refeição mais tarde, evidentemente sua digestão se completará mais tarde. Ela envolve um aumento da atividade metabólica que interfere com o período necessário para “ir se acalmando”antes de dormir.

2. Faça uma caminhada curta depois do jantar, de 5 a 15 minutos. Ajuda a relaxar e a acelerar a digestão.

3. Evite atividades movimentadas ou excitantes à noite. Aproveite as horas antes de dormir para diminuir o ritmo e relaxar. Se você se agitar muito, terá dificuldades para se descontrair e dormir. Se for indispensável dedicar-se a uma atividade ou trabalhar à noite, procure parar antes das 21 horas, o mais tardar. Não se sinta obrigado a terminar todas as tarefas antes de ir para cama. Lembre-se de que se dormir bem à noite terá mais energia, mais objetividade e maiores chances de sucesso no dia seguinte.

4. Evite ver televisão à noite. Este é um ótimo conselho para quem tem distúrbios de sono. A televisão pode trazer estímulos em demasia para a visão, para a audição e para a função mental global.

5. Comece a se preparar para dormir 30 minutos antes de ir para cama. Entre esses preparativos incluem-se: ler – mas não no quarto –, escovar os dentes, massagear o corpo e tomar um banho morno. Ao repetir a mesma rotina todas as noites o corpo, reconhecerá padrões e as sequências que levam ao sono tranquilo.

6. Como é vital que você faça com que seu corpo queira dormir antes das 22 horas, comece a se levantar cada dia mais cedo, até que seu horário de despertar seja às 6 horas. Se seguir esta sugestão, o horário de acordar progressivamente mais cedo levará você, da forma mais natural possível, a ir dormir também cada vez mais cedo. Quando o despertar às 6 horas se transformar em hábito, seu corpo vai querer ir para a cama antes das 22 horas, naturalmente – será algo irresistível. Adotar um horário constante para acordar é essencial para quem quer melhorar os padrões de sono, porque dá às atividades diárias uma regularidade fundamental.

7. Cerca de uma hora antes de dormir, tome um banho de banheira com água morna na qual deve acrescentar algumas gotas de óleos essenciais da aromaterapia, como lavanda, sândalo, ou baunilha. É aconselhável também espalhar a essência pelo quarto.

8. Enquanto a banheira estiver enchendo, faça uma automassagem – ou peça para alguém fazê-la – com óleo de gergelim ou de amêndoa. Depois da massagem, entre na banheira e permaneça no banho por 10 a 15 minutos. Diminua as luzes e ouça música suave.

9. Depois do banho, beba algo morno. Uma xícara de leite com noz-moscada e mel é uma maneira excelente de estimular as substâncias químicas do cérebro que induzem ao sono. Chá de camomila ou de raiz valeriana também é ótimo para induzi ao sono.

10. O mantra a seguir é usado há milhares de anos para induzir ao sono: “Om Agasthi Shahina”. Você pode repeti-lo silenciosamente e de olhos fechados. Ele produz uma vibração em seu sistema nervoso que o fará adormecer.

Fonte: Triada.com.br
 

 

UMA BOA NOITE DE SONO
Deepak Chopra
Editora Sextante
www.sextante.com.br