FLORAIS DE BACH: A CURA PELAS FLORES

FLORAIS DE BACH: A CURA PELAS FLORES

FLORAIS DE BACH: A CURA PELAS FLORES

Conhecida por suas fórmulas naturais e sem contraindicações, a suave terapia floral pode ser o segredo para conquistar saúde, serenidade e bem-estar. Aproveite!

 

Texto • Kathlen Ramos

As flores – ninguém dúvida – podem expressar sentimentos e despertar emoções. Quem nunca se emocionou ao ganhar uma rosa ou, simplesmente, se encheu de alegria ao se deparar com um girassol? Para os adeptos da terapia desenvolvida na década de 30 pelo médico inglês Edward Bach, no entanto, o poder das flores vai além.

“As essências extraídas das flores são capazes de harmonizar pensamentos e emoções”, esclarece a especialista na área pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos, Mônica Griesi. Quem quiser experimentar essa suave terapia, natural e sem contra-indicações, pode ainda desfrutar de um valioso efeito colateral: mais relaxamento para corpo e mente.

“Sentimentos como o medo, ansiedade e solidão podem ser transformados em virtudes opostas, como coragem, segurança e felicidade”, explica a terapeuta holística Simone Filkauskas Sequeira. Dessa maneira, com os sentimentos em harmonia, o relaxamento é uma consequência. Ao todo, Dr. Bach desenvolveu 38 essências, cada uma com um poder de cura específico.

Hoje em dia, porém, elas não são a única opção: seguindo a metodologia e a técnica recomendada pelo pioneiro, pesquisadores de várias partes do mundo vêm desenvolvendo outros sistemas florais, como o Califórnia, o Alaska e o Austrália.

 

Modo de usar

De modo geral, deve-se pingar quatro gotinhas do floral escolhido embaixo da língua, quatro vezes ao dia. O que traz o equilíbrio é justamente a freqüência do tratamento, por isso, não adianta nada tomar 16 gotas de só vez, uma única vez no dia. Se for preciso, até seis essências podem ser combinadas em um mesmo frasco.

 

Fórmula especial

Criação especial do Dr. Edward Bach, o Rescue Remedy é um floral muito poderoso, composto pela mistura de outras cinco essências florais (Cherry Plum, Impatiens, Rock Rose, Clematis e Star of Bethlehem). Sua finalidade é resgatar o equilíbrio em situações de emergência, em que enfrentamos momentos de grande tensão física ou emocional. Suas gotas podem ser dissolvidas em um copo d’água e tomadas de dez em dez minutos, até que seja resgatada a tranqüilidade.

 


 

Essências relax

Não existe uma receita única e universal para o bem estar, já que cada indivíduo tem uma razão para seus problemas e angústias. No entanto, algumas essências são muito utilizadas para aliviar tensões. Conheça algumas delas:

Chamomile (Califórnia): acalma e traz equilíbrio emocional

Chaparral (Bach): limpa os pensamentos e atrai paz

Elm (Bach): para quem acha que pode carregar o mundo nas costas

Hornbeam (Bach): Indicado para sensações de cansaço e exaustão mental

Lavander (Califórnia): para os nervos a flor da pele; acalma e traz equilíbrio

Oak (Austrália): proporciona alívio para os que não relaxam nunca

Red Chestnut (Bach): para quem é preocupado em excesso

Self Heal (Califórnia): ativa forças interiores de cura e equilíbrio emocional

Shooting Star (Alaska): estimula um sono tranqüilo

Zinnia (Califórnia): traz de volta o bom humor

Fonte: Triada.com.br