GANHE MAIS ENERGIA COM YOGA

GANHE MAIS ENERGIA COM YOGA

GANHE MAIS ENERGIA COM YOGA

Um dia frio, uma semana difícil, um desconforto físico... Tudo isso pode deixar o seu pique em baixa. A solução é investir em posturas e hábitos yogues para dar um chega pra lá no cansaço, recuperar sua energia vital e encher o dia a dia de disposição

 

Texto • Redação  / Fotos • Fran Matos
 

Pela manhã, não é fácil sair da cama. Os olhos insistem em não abrir, o corpo parece pesado demais para se levantar. Ao longo do dia, no entanto, não há escolha: você precisa entrar no ritmo e começar a correr para lá e para cá. Num piscar de olhos, o excesso de tarefas rouba o pouco de energia que ainda lhe resta. Quando chega a noite, adivinhe: não há mais disposição para nada. O cansaço é tanto que tudo o que você quer é tomar um bom banho e se jogar na cama mais uma vez.

Se essa rotina lhe pareceu familiar, cuidado, você pode estar vivendo em constante estado de fadiga. No princípio, o maior incômodo é mesmo a falta de ânimo, mas, com o tempo, o quadro pode se tornar perigoso, transformando-se até mesmo em estresse e esgotamento físico e nervoso.

Para mudar essa história e recuperar sua energia vital, que tal incorporar o yoga em sua rotina? Do ponto de vista físico, a atividade traz inúmeros incrementos para a saúde, como o aumento das capacidades respiratória e cardiovascular – o que bastaria para que sua prática fosse uma excelente opção para quem quer eliminar aquela desagradável sensação de estagnação e trazer mais vitalidade e disposição para encarar o dia a dia. No entanto, seus benefícios vão além.

De acordo com Lucila Mantovani, instrutora de yoga do Espaço Prana, em São Paulo, tanto as posturas físicas (asanas), quanto os exercícios respiratórios (pranayamas) e os meditativos (pratyahara, dharana e dhyana) têm, em sua essência, uma imensa capacidade de energização. “Por meio da respiração correta e das posturas físicas, levamos a energia prana para todas as células do corpo. Já as práticas meditativas nos ensinam a evitar os pensamentos que só servem para roubar nossa energia”, explica a professora.

Segundo ela, dedicando-se à prática do yoga pelo menos duas vezes por semana, de preferência pela manhã, em apenas um mês já é possível começar a notar os resultados: “em pouco tempo, o praticante sente o corpo mais relaxado, a postura corrigida, o ânimo revigorada. É tudo muito rápido”.
 

O yoga do dia a dia

Para aproveitar ao máximo os benefícios da filosofia indiana, no entanto, é preciso mais do que simplesmente praticar aulas. Ter bons hábitos – como respirar corretamente a todo tempo, adotar uma alimentação saudável, beber bastante água e praticar alongamentos matinais – também é essencial para estar sempre bem disposto.

“Outro conselho de ouro é realizar cada tarefa diária com a máxima atenção, sem pensar no que já foi ou no que virá, como se estivesse meditando. Dessa forma, sua energia está sempre bem direcionada e não se perde por aí”, ensina Lucila. 

Agora é com você. As pistas para uma vida com mais saúde e qualidade de vida nós já demos. Invista nessa ideia e sinta os resultados, dia após dia.

Confira, a seguir, os asanas com maior potencial para combater a fadiga e aliviar tensões.

 

Balasana
Postura da criança

 Alonga quadris, coxas e tornozelos 
 Alivia dor de cabeça e estresse 
 Estimula o bom funcionamento da garganta
 

 

Setu Bandha Sarvangasana
Postura da ponte

 Alonga caixa torácica e garganta 
 Alivia pés cansados e ajuda a digestão
• Reduz dores na cabeça e nas costas
 

 

Paschimottanasana
Curvatura para a frente

• Alonga a coluna vertebral e os ombros 
• Estimula fígado, rins, ovários e útero
• Alivia os sintomas da sinusite
 

 

Matsyasana
Postura do peixe

• Alonga os músculos do quadril e pescoço
• Melhora a postura  
• Estimula as funções dos órgãos abdominais
 

 

Bhujangasana
Postura do cobra

• Estimula coração e pulmões 
 Alonga ombros, pescoço e abdome 
• Alivia sintomas de estresse e depressão

Fonte: Triada.com.br