MAÇONARIA PARA INICIANTES

MAÇONARIA PARA INICIANTES

MAÇONARIA PARA INICIANTES

Envoltos em uma aura de mistério, os maçons vêm alimentando a imaginação dos curiosos ao longo de séculos. Entenda agora o que realmente é essa irmandade, qual seu verdadeiro objetivo e como se dá a entrada de novos membros

 

Texto • Redação


 

O nome maçonaria provém do francês maçonnerie ou do inglês masonry, que significa "construção". Especula-se que ela teria nascido do trabalho dos construtores de catedrais medievais, que organizavam-se criando sua própria sociedade, a então maçonaria operativa. Estes pedreiros deslocavam-se continuamente de canteiros em canteiros (lodges), livres da autoridade das corporações e da nobreza e da Igreja, e sem compromisso de pagarem impostos. Por isto, o nome de "pedreiros livres" (freemasons ou franc-maçon), cuja importância se desenvolveu do século 12 ao 14.

A transição desta "maçonaria operativa" para a "maçonaria especulativa" (forma como esta organização apresenta-se hoje) dá-se de forma imperceptível. As Lojas de maçons operativos foram progressivamente recebendo membros que não pertenciam ao ofício da construção (membros da nobreza, burguesia e clero), que eram chamados de "maçons aceitos", e que podiam participar de suas discussões após serem iniciados.

No início do século 18, surge a franco-maçonaria moderna, que exerceu influência internacional no pensamento das sociedades modernas, difundindo-se principalmente, nos países anglo-saxônicos. Outro fato importante que influencia a maçonaria neste mesmo século é a tendência à universalidade, que se manifesta por uma abertura muito próxima aos pensamentos dos Iluministas, caracterizados pelo respeito à tolerância e à fraternidade.

 

Conceito

A maçonaria é uma associação semi-secreta, difundida no mundo todo, que adota os princípios de fraternidade e filantropia entre seus membros. Ela é considerada semi-secreta devido ao conhecimento mundial de sua existência, embora muitos aspectos permaneçam ocultos aos não-membros de sua sociedade. No cotidiano, os maçons se comunicam através de sinais secretos, senhas e cumprimentos especiais.

Há séculos, a maçonaria sofre um certo preconceito, principalmente de algumas religiões. Isso se deve à ideia de associação misteriosa e secreta que a sociedade passa para os leigos. Já foi associada à seitas satânicas, práticas macabras e até mesmo à grandes conspirações. Na verdade, é composta por homens que se iniciam através de rituais, incluindo juramentos de fidelidade e uma série de simbolismos, onde a moral, a fraternidade e a retidão são representadas pelo livro sagrado, pelo compasso e pelo quadrado.

Os maçons são divididos e organizados em Lojas. Loja maçônica é o lugar ou a reunião em que se congregam os maçons para um trabalho específico. Existem as Grandes Lojas, normalmente distribuídas por Estados, que são responsáveis pela jurisdição das menores Lojas, também conhecidas como Lojas Simbólicas, distribuídas por cidades, ou em alguns casos, bairros ou comunidades.

 

Aprendizado

Para ser um maçom, a pessoa não precisa ser de uma específica religião, raça ou segmento social. Ela precisa apenas acreditar em um ser único e supremo, do qual os maçons chamam de Grande Arquiteto do Universo, ou simplesmente Deus. Além disso, é preciso ser justo, de boa índole e caráter, ou seja, ser um cidadão exemplar.

Um maçom indicará o possível integrante para seu mestre. Esse novo integrante será investigado minuciosamente para que não haja dúvida de que é um homem íntegro. O mestre irá analisar o pedido de ingresso, juntamente com os outros maçons da Loja, que farão uma votação para decidirem se o novo integrante será aceito na Ordem. Após ter ingressado na sociedade, qualquer deslize moral ou das regras impostas que o integrante venha a cometer, será expulso e o maçom que o indicou poderá ser punido.

O aprendizado maçom está dividido por etapas. Cada etapa é desenvolvida numa Câmara própria, com seus respectivos graus. A Maçonaria universal compreende basicamente os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre que são das Lojas Simbólicas (1º ao 3º grau). Além dela existem: Lojas de Perfeição (do 4º ao 14º grau), Capítulos (do 15º ao 18º grau), Conselhos de Kadosch (do 19º ao 30º grau), Consistórios (31º e 32º graus) e Supremo Conselho (33º grau).

Os 33 preceitos da maçonaria

1. Adora o Grande Arquiteto do Universo.

2. O verdadeiro culto que se pode tributar ao Grande Arquiteto do Universo consiste nas boas obras.

3. Tem sempre a tua alma em estado de pureza para que possas aparecer de um momento para outro na presença do Grande Arquiteto do Universo.

4. Não sejas fácil em te encolerizar. A ira é sinal de fraqueza.

5. Escuta sempre a voz de tua consciência.

6. Detesta a avareza, porque quem ama demasiadamente a riqueza, nenhum fruto tirará dela, consistindo isso em egoísmo.

7. É na honra e na justiça que está a vida. O caminho extraviado conduz à morte espiritual.

8. Faz o bem pelo próprio bem.

9. Evita as questões, previne os insultos e procura sempre ter a razão do teu lado.

10. Não te envergonhes do teu destino, pensa que este não te desonra, nem te degrada. O modo como desempenhas a tua missão é que te enaltece ou amesquinha perante os homens.

11. Lê e medita, observa e imita o que for bom, reflexiona e trabalha, ocupa-te do bem-estar dos teus irmãos e trabalharás para ti mesmo.

12. Contenta-te com tudo e com todos.

13. Não julgues superficialmente as ações de teus irmãos e não censures aereamente. O julgamento pertence ao Grande Arquiteto do Universo, porque só Ele pode sondar o coração das criaturas.

14. Sê entre os profanos, sem rudeza, superior sem orgulho, humilde sem baixeza, e entre os irmãos, firme sem obstinação, severo sem inflexibilidade e submisso sem servilismo.

15. Justo e valoroso, defende o oprimido e protege a inocência, não exaltando jamais os serviços prestados.

16. Exato observador dos homens e das coisas, atende unicamente ao mérito pessoal de cada um, seja qual for a camada social, posição e fortuna a que pertença.

17. Se o Grande Arquiteto do Universo te der um filho, agradece, mas cuida sempre do depósito que te confiou. Sê, para essa criança, a imagem da providência. Faz com que até os 12 anos tenha temor de ti, até os 20 te ame e até a morte te respeite. Até os 12, sê teu mestre, até os 20 seu pai espiritual e até a morte seu amigo. Pensa mais em dar-lhe bons princípios do que belas maneiras, que te deva retidão esclarecida e não frívola elegância. Esforça-te para que seja um homem honesto, avesso a qualquer astúcia.

18. Ama o teu próximo como a ti mesmo.

19. Não faças o mal, embora não esperes o bem.

20. Estima os bons, ama os fracos, atende aos maus e não ofendas a ninguém.

21. Sê o amparo dos aflitos, cada lamento que tua dureza provocar são outras tantas maldições que cairão sobre a tua cabeça.

22. Com o faminto reparte o teu pão, aos pobres e forasteiros dá hospitalidade.

23. Dá de vestir aos nus, mesmo em prejuízo do teu conforto.

24. Respeita o peregrino nacional ou estrangeiro e auxilia-o sempre.

25. Não lisonjeies nunca teu irmão. Isso corresponde a uma traição; se te lisonjearem, receia que te corrompam.

26. Respeita a mulher. Não abuses jamais de sua debilidade, defende-a sempre, antes queira morrer do que desonrá-la.

27. Fala moderadamente com os pequenos, prudentemente com os grandes, sinceramente com os teus iguais e os teus amigos, docemente com os que sofrem, mas sempre de acordo com a tua consciência e princípios de sã moral.

28. O coração dos justos está onde se pratica a virtude e o dos tolos onde se festeja a vaidade.

29. Não prometas nunca sem a intenção de cumprir, ninguém é obrigado a prometer, mas prometendo é responsável.

30. Dá sempre com satisfação, porque mais vale uma negativa delicada do que uma esmola que humilhe.

31. Suporta tudo com resignação e tem sempre confiança no futuro.

32. Faz do teu corpo um templo, do teu coração um altar, e do teu espírito um apóstolo do amor, da verdade e da justiça.

33. Concentra, ao menos uma vez por dia, todas as vibrações da tua alma, no sentido de estares em contato com o Grande Arquiteto do Universo.

Fonte: Triada.com.br