MALES MODERNOS? MEDICINA ORIENTAL!

MALES MODERNOS? MEDICINA ORIENTAL!

MALES MODERNOS? MEDICINA ORIENTAL!

Dor de cabeça? Má digestão? Elas podem fazer de sua vida um inferno. Descubra, a seguir, como a medicina oriental age para dar a elas um chá de sumiço

 

Texto • Redação

Dor de cabeça pode ser o pior dos incômodos. Dependendo da intensidade, ela pode te deixar de mau humor, dificultar o raciocínio, causar enjoo, até deixar você totalmente imprestável. Que essa dor é uma visitante indesejável, não há dúvida. Mas já parou para pensar que podem ser os seus hábitos os convites para que ela apareça?

Emoções negativas, como raiva, preocupação, medo e ansiedade, podem desregular seu fluxo de energia e causar as temíveis dores, assim como trabalho excessivo e dieta imprópria. “Mas, de acordo com a medicina chinesa, qualquer distúrbio energético pode causar dor de cabeça”, diz o shiatsuterapeuta William Yoji Miwa.

Como, então, tratar esse mal e se livrar das incômodas dores? Primeiro, é preciso especificar a região em que elas ocorrem. Dores no topo da cabeça e na região dos olhos representam problemas no fígado; na testa, indicam desordem no estômago; quando as têmporas doem, o problema pode ser na vesícula biliar; já dores na cabeça inteira estão ligadas ao funcionamento dos rins.

No entanto, sua dor de cabeça não é passível do mesmo tratamento que a de outra pessoa. Por isso, seu histórico precisa ser analisado para que se desenvolva um plano de abordagem adequado ao seu estilo de vida e a suas necessidades.
 

Estômago reclamão

Isso se aplica também àqueles que sofrem de má digestão. Você se sente, por vezes, pesado e indisposto após uma refeição? Pode ser a chamada dispepsia. Ela pode ser causada tanto por distúrbios psicológicos e emocionais como por má postura, falta de exercícios e, principalmente, alimentação inadequada. Se você comeu demais, muito rápido, ou sua refeição foi mal balanceada, o mal-estar posterior está explicado.

Segundo especialistas, um tratamento eficaz para os males digestivos consiste, basicamente, em aplicações de shiatsu nas costas e no estômago. Nesses casos, os meridianos que precisam de atenção são os que se ligam ao baço, ao estômago e aos intestinos. Uma forma bastante eficiente de trabalhá-los é por meio da reflexologia, que ativa os canais de energia pelos pés. Converse com seu terapeuta; ele vai saber o melhor método para aliviar seu desconforto.

 

 

Vários caminhos

Além do shiatsu, as dores de cabeça e a má digestão podem ser tratadas com a aplicação de outras práticas orientais, tais como:

MOXABUSTÃO – técnica terapêutica que previne e trata doenças por meio da aplicação de calor em pontos do corpo, funcionando como uma espécie de acupuntura térmica.

VENTOSATERAPIA – utiliza pequenos recipientes de vidro para produzir vácuo e “sugar” as células doentes, retirando as toxinas do corpo.

ACUPUNTURA – tradicional, com aplicação de agulhas nos pontos dos canais de energia do corpo.

 Fonte: Triada.com.br