PRINCIPAIS VERTENTES DO YOGA

PRINCIPAIS VERTENTES DO YOGA

PRINCIPAIS VERTENTES DO YOGA

Ao longos dos séculos, surgiram várias modalidades de yoga: hatha, ashtanga, power, kundalini... Confira as principais características das principais dessas vertentes e descubra qual delas combina mais com você

 

Texto • Redação
 


 

Hatha yoga

Mãe de todas as linhas de yoga que buscam a iluminação por meio do corpo físico, o hatha é baseado nos mais clássicos textos da sabedoria indiana. Vem dessa vertente, de mais de 4 mil anos, a tradição de direcionar asanas (posturas), pranaymas (exercícios respiratórios) e dhyanas (técnicas meditativas) no caminho da evolução. A consequência é o equilíbrio perfeito entre corpo, mente e emoções. A partir do hatha, desenvolveram-se as vertentes modernas, conhecidas e praticadas hoje em todo o mundo.
 

Ashtanga yoga

Uma das vertentes mais vigorosas, o ashtanga é o yoga para quem está preparado para suar muito. E isso não é uma metáfora: os adeptos da prática consideram a transpiração essencial para a limpeza do organismo, por isso a estimulam durante as aulas. Criação do mestre indiano Pattabhi Jois, o estilo possui séries fixas e dinâmicas, que combinam sequências de asanas com respiração sincronizada.
 

Iyengar yoga

O método iyengar (pronuncia-se aiêngar) foi criado pelo indiano B. K. S. Iyengar, como um meio de curar suas próprias limitações físicas – que incluíam fraqueza muscular e baixa imunidade. Posturas fixas são enfatizadas nessa linha e podem ser realizadas com a ajuda de suportes e objetos de apoio, pois sua filosofia é que até mesmo as posturas mais complexas devem estar ao alcance de todos.


 

Power yoga

Uma combinação entre ashtanga e iyengar, criada por norte-americanos e sob medida para dar um chega pra lá no estresse da vida moderna: assim pode ser definido o power yoga, uma das vertentes mais difundidas do lado de cá do globo. O trabalho com asanas (feitos em continuidade e com pequeno e nenhum intervalo) é intenso, mas a aula sempre acaba em relax, com mantras, pranaymas e exercícios meditativos.
 

Sivananda yoga

O sivananda é um estilo reflexivo, ensinado pelo mestre Swami Sivananda. Sua realização exige o comprometimento com cinco regras simples: prática regular de exercícios (asanas), respiração consciente (pranaymas), relaxamento induzido (savasana), dieta consciente (vegetariana) e pensamento positivo durante a meditação (dhyana). As aulas são compostas sempre por 12 posturas continuamente repetidas.
 

Kundalini yoga

“O corpo segue a mente, a mente segue a respiração”. A partir deste lema inspirado em autocontrole, desenvolve-se o kundalini yoga, modalidade que possui adeptos famosos entusiasmados, como o cantor norte-americano Sting. Trata-se de uma linha especialmente voltada para o despertar da consciência e liberação de nossa energia interior. Em geral, possui movimentos lentos que devem ser repetidos diversas vezes.

Fonte: Triada.com.br