REIKI E OUTROS TRATAMENTOS

REIKI E OUTROS TRATAMENTOS

REIKI E OUTROS TRATAMENTOS

Na aplicação, ele passa despercebido. Mas os resultados são explícitos: equilíbrio e bem-estar. Veja como o reiki é capaz de aumentar a eficácia de técnicas como o shiatsu, acupuntura, ayurveda, massagem e até a limpeza de pele facial

 

Texto • Lívia Filadelfo
 


 

Uma simples sessão de limpeza de pele e você se sente mais relaxada e menos ansiosa. Logo após o tratamento, a pele está mais brilhante, menos inchada e irritada. O que aconteceu? Você pode nem ter percebido, mas recebeu o reiki. Trata-se de um método de cura energético completo e ao mesmo tempo muito simples, feito apenas com o toque das mãos. O reiki ativa e direciona a energia vital universal para promover o equilíbrio energético, prevenir disfunções e proporcionar o bem-estar do corpo e da mente. A utilização de energia não-polarizada permite que o reiki seja associado a qualquer outra forma de terapia, ao uso de medicamentos e ao tratamento pós-cirúrgico. A técnica não está relacionada a nenhum sistema religioso e pode potencializar os efeitos de outros tratamentos.

“A maioria das terapias, como acupuntura, shiatsu e a medicina ayurvédica, trabalha apenas com a energia ‘ki’ (energia vital presente no corpo). O reiki equilibra o corpo por meio da energia ‘rei’ (universal), atuando nas causas e não só nos sintomas do problema”, afirma o presidente da Sociedade de Reiki Mikao Usui, Sandro Donizete. Por isso, o reiki vem sendo utilizado junto a outras técnicas terapêuticas, como acupuntura, shiatsu  e massagem facial, corporal e ayurvédica.

Desenvolvido pelo padre japonês Mikao Usui, que viveu de 1865 a 1926, e trazido para o Ocidente nos anos 40, o reiki também é usado para reduzir os efeitos colaterais nos tratamentos alopáticos e para acelerar o processo de cura na fitoterapia e em tratamentos com florais. Na fisioterapia e em sessões de massagem, a técnica ajuda a reduzir a dor e a relaxar a musculatura do corpo.

O reiki é recomendado para prevenir e acelerar a cura de males físicos e emocionais, como estresse, insônia, problemas digestivos, ansiedade, depressão e insegurança. Também pode ajudar na busca por espiritualidade, propósito de vida e nas terapias de vidas passadas. Em cada sessão de reiki, as três dimensões – física, mental e espiritual – são tratadas simultaneamente. Conheça alguns tratamentos que aliaram o reiki e passaram a incorporar também seus benefícios.

 

Limpeza de pele relaxante

"A beleza vem de dentro para fora, então o tratamento tem de ser completo”, afirma a esteticista Rosana Campana Chacon, que também é mestre de reiki. Depois da limpeza de pele normal, a esteticista aplica o reiki na face durante 20 a 30 minutos, usando os símbolos reikianos e pensamentos positivos de cura. Em geral, durante a sessão, a pessoa sente-se muito relaxada e adormece profundamente. A aplicação é feita em uma sala especialmente preparada com luz baixa (ou colorida) e músicas suaves e relaxantes.

Resultados – os especialistas afirmam que a técnica favorece o rejuvenescimento facial, melhora a cicatrização e diminui o inchaço. “Sem o reiki, a irritação da pele demora de dois a três dias para desaparecer. Com ele, no dia seguinte, a pele já voltou ao normal”, diz Rosana.

Indicações – todos os tipos de pele, principalmente com acne. Deve ser feita a cada 40 dias. “Os resultados foram os melhores possíveis. Depois da terceira sessão, as pessoas já notavam o desaparecimento das espinhas de meu rosto”, relata a pedagoga Silmara Soares de Abreu, 31 anos.

Benefícios – além de acelerar o processo de cicatrização, o reiki promove o relaxamento muscular e o equilíbrio hormonal. “Com o reiki, a pessoa libera as emoções prejudiciais sem qualquer sofrimento. Em vez de dor, ela sente muita paz interior”, diz Rosana.
 

ONDE ENCONTRAR:
Jacques Janine – Unidade Mooca
Av. Paes de Barros, 1156 – São Paulo
Tel.: (11) 6606-1131

 

Massagem revitalizante

Segundo os terapeutas, o reiki potencializa os resultados da massagem corporal, estimula a circulação sangüínea e linfática e a eliminação de toxinas. É aplicado durante a sessão de massagem normal. Para esse tratamento, é necessário usar traje de banho.

Resultados – alivia a sensação de peso no corpo e o desconforto muscular. Também restabelece o equilíbrio do sistema nervoso.

Indicações – melhora a circulação, alivia tensão e dores musculares, além de proporcionar bem-estar emocional e relaxamento.

Benefícios – “Com o reiki, a massagem não vai apenas tratar os problemas físicos, mas também os emocionais e espirituais. A pessoa se sentirá mais completa e equilibrada”, relata a mestre de reiki Rosana Campana Chacon.
 

ONDE ENCONTRAR:
Jacques Janine – Unidade Mooca
Av. Paes de Barros, 1156 – São Paulo
Tel.: (11) 6606-1131

Shiatsu menos dolorido

Enquanto o terapeuta aplica o shiatsu com os polegares, palmas das mãos e até mesmo com o cotovelo, ele também usa o reiki nos meridianos para ativar toda energia estagnada.

Resultados – o indivíduo toma uma nova consciência de si próprio e tem uma sensação de equilíbrio, leveza, vitalidade e bem-estar.

Indicações – auxilia no tratamento de problemas respiratórios, digestivos, circulatórios, musculares, cardíacos, neurológicos, renais, distúrbios menstruais, dores de cabeça, lombalgia, cervicalgia, nervo ciático, entre outros. Melhora a circulação do sangue e dos vasos linfáticos, relaxa e alivia o estresse, ajuda a manter a saúde e previne doenças. Também pode ser auto-aplicado, até mesmo em ambiente de trabalho e melhora a concentração para quem o recebe ou aplica.

Benefícios – “A grande vantagem do shiatsu associado ao reiki é o relaxamento da musculatura após a sessão. Sem ele, em geral, o indivíduo sai com uma sensação de dor muscular”, garante o mestre de reiki e terapeuta de shiatsu, Sandro Donizete.
 

 

ONDE ENCONTRAR:
Sociedade de Reiki Mikao Usui
Rua Des. Eliseo Guilherme, 22 A – São Paulo
Tel.: (11) 3885-0040

 

Energia em vez de agulhas

O toque com os dedos substitui as agulhas. A energia e a simbologia reiki é usada nos meridianos e pontos de acupuntura para estimular reações bioquímicas no organismo.

Resultados – melhora da dor e sintomas de doenças por meio do equilíbrio geral do organismo.

Indicações – distúrbios emocionais (depressão, estresse, insônia etc.), físicos (como cefaléia e gastrite) e até problemas de aprendizagem. “A acupuntura associada ao reiki é usada principalmente no tratamento de crianças, pela ausência das agulhas. Mas é indicada também para todos os casos de desequilíbrio energético e bloqueio emocional”, afirma a terapeuta acupunturista e mestre reikiana Sueli Flôres.

Benefícios – além de eliminar o uso das agulhas, a associação ao reiki potencializa os resultados da terapia e acelera a melhora do paciente. “Enquanto a acupuntura trata o corpo físico, o reiki atua também nos corpos sutis. É um tratamento que integra o corpo e a mente”, afirma Sueli.
 

ONDE ENCONTRAR:
Soc. de Reiki Mikao Usui
Rua Des. Eliseo Guilherme, 22 A – São Paulo
Tel.: (11) 3885-0040

Alívio imediato

O ayurveda oferece diversos métodos, como banhos, massagens, exercícios, alimentação, fitoterapia, aromaterapia, yoga e respiração. A escolha e a combinação deles varia de acordo com o diagnóstico, as características e necessidades de cada paciente. Não existem dois tratamentos iguais. Em todos os casos, o terapeuta pode usar a técnica e os símbolos reiki para melhorar os resultados do tratamento e promover a cura do paciente.

Resultados – alivia quadros de depressão, melhora a qualidade do sono, leva ao equilíbrio e aumenta a tolerância diante de situações adversas.

Indicações – “A massagem ayurvédica é muito eficaz contra o estresse excessivo. É o caso dos profissionais do sistema financeiro, que são bombardeados diariamente por uma carga muito grande de tensão. O alívio e o relaxamento são imediatos”, fala o terapeuta de ayurveda Mário Eleutério da Rocha.

Benefícios – “O reiki, aplicado juntamente com a massagem, ajuda a identificar as áreas de bloqueio energético, promove a desintoxicação, aumenta a flexibilidade das articulações e estimula o sistema cardiopulmonar”, diz Rocha.
 

ONDE ENCONTRAR:
Nature Spirit
Rua João Cachoeira, 1296 – São Paulo
Tel.: (11) 3044-2023

 

* Antes de se submeter a qualquer tratamento, consulte seu médico para verificar se existem contra-indicações.
 Fonte: Triada.com.br