TPM? ACABE COM OS SINTOMAS!

TPM? ACABE COM OS SINTOMAS!

TPM? ACABE COM OS SINTOMAS!

Você não precisa conviver com os desconfortáveis sintomas da TPM. Ansiedade, dores no corpo, tristeza, sensação de inchaço... Todos eles podem ser minimizados e até evitados: basta tomar alguns cuidados básicos. Veja quais

 

Texto • Camila Oliveira


 

Crises de ansiedade, dores no corpo, inchaço, muita fome, pouca paciência e sensação de tristeza e fraqueza emocional. Esses são alguns dos sintomas da tensão pré-menstrual, a famosa TPM, que assombra as mulheres todos os meses, durante, em média, seis dias.

Pesquisas afirmam que, em cada cinco mulheres, quatro sofrem com a TPM. E mesmo que muitas pessoas ainda vejam isso como um problema sem importância, esse período merece sim muita atenção.

Existem tratamentos com o uso de anticoncepcionais e até antidepressivos, indicados quando os sintomas são emocionais. Nos casos leves, o cuidado fica por conta de exercícios e uma alimentação equilibrada. Ou seja: aliviar os sintomas da TPM pode ser mais fácil do que você imagina. Confira algumas dicas para tirar de letra esses dias!


• Evite consumir alimentos com cafeína. Café, refrigerantes e chocolates são bons exemplos. Eles aumentam a ansiedade e a instabilidade emocional. Além disso, é bom reduzir a quantia de sal nos alimentos, para evitar a retenção de líquidos pelo corpo e a sensação de estar "inchada".

• Pratique exercíos aeróbicos. Eles ajudam a reduzir as cólicas e liberam endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Mas atenção: toda a prática de exercícios deve ser moderada nesse período.

• Consuma alimentos com vitamina B6: arroz integral, aveia, batata e banana são adições superpositivas ao cardápio. Essa vitamina combate enjoo, nervosismo, dores de cabeça e irritabilidade.

• Beba muita água. Oito a 12 copos por dia são capazes de – por incrível que pareça – aliviar a retenção de líquidos no corpo.

• Aposte em sessões de acupuntura. Essa terapia pode controlar a ansiedade, deixá-la mais autoconfiante e aliviar outros sintomas da TPM. Yoga e meditação também são recomendadas!

Fonte: Triada.com.br