YOGA À IYENGAR

YOGA À IYENGAR

YOGA À IYENGAR

Com incrível determinação e muita disciplina, ele superou as limitações físicas, criou um dos métodos de yoga mais praticados no Ocidente e se tornou referência na área. Acompanhe a trajetória de B.K.S. Iyengar

 

Texto • Redação

Criador do método que leva seu nome, o indiano B.K.S. Iyengar é um dos mais respeitados professores de yoga da atualidade. Tem 90 anos de idade, sendo que os últimos setenta têm sido dedicados à filosofia yogue. Ele pratica e aperfeiçoa asanas dia após dia. Nesse tempo, publicou 10 livros que se tornaram best-sellers em vários territórios. Sua técnica é tão difundida que existem dezenas de centros de yoga que levam seu nome ao redor do globo e, consequantemente, milhões de pessoas que praticam seu método .

Não são poucos os méritos de Iyengar. Desde que nasceu, em 1918, no pequeno vilarejo de Bellur, no sul da Índia, ele superou obstáculos de todo o tipo, da morte prematura dos pais a uma série de doenças graves, como malária, tuberculose e febre tifóide. Isso fez com que ele se tornasse um garoto de saúde bastante frágil. Seu remédio? A prática de asanas.

Aos 15 anos, Iyengar foi introduzido no mundo do yoga pelo marido da irmã mais velha – ninguém menos do que Sri T. Krishnamacharya. Extremamente rígido, o guru impôs a Iyengar uma dura rotina de exercícios. Um programa que se revelou extremamente eficiente, pois melhorou o bem-estar do jovem, fortaleceu sua saúde e despertou nele um interesse que mudaria sua vida.
 

Exemplo de superação

A partir dali, o treinamento constante e o estudo incansável foram, aos poucos, dando origem a um mestre poderoso, criativo e com um vigor invejável. Aos 34 anos, Iyengar deixou a Índia para ensinar yoga em outros países. Pouco tempo depois, publicou o primeiro de seus livros: A luz da yoga (lançado no Brasil pela Editora Cultrix), que se tornaria um best-seller internacional. Com isso, sedimentou sua fama e pôde  fundar centros de yoga dedicados ao ensino de seu método em todo o mundo. “Quando eu pratico, sou um filósofo. Quando ensino, sou um cientista. Quando demonstro, sou um artista”, disse Iyengar. O brilhantismo do mestre continua sendo transmitido aos quatro cantos  do globo por seus discípulos. Hoje, ele já não dá aulas, mas virou símbolo de comprometimento e sucesso.
 

O método de Iyengar

Fundamentado no Hatha Yoga, a modalidade criada por Iyengar foi desenvolvida de forma que pudesse ser praticada por qualquer pessoa. A principal diferença entre ela e outros tipos de yoga é o pioneirismo no incentivo ao uso de acessórios (como almofadas, bancos, bolas etc) durante a prática dos ásanas, o que ajuda a transpor certas dificuldades dos iniciantes.

Apesar disso, o Iyengar Yoga é uma técnica extremamente precisa e rigorosa, com grande atenção aos detalhes e foco no alinhamento corporal. Se interessou? No site da Associação Brasileira de Iyengar Yoga,www.iyengar.com.br, você encontra os endereços de escolas que ensinam essa modalidade em todo o Brasil.

 Fonte: Triada.com.br