YOGA AO ACORDAR E ANTES DE DORMIR

YOGA AO ACORDAR E ANTES DE DORMIR

YOGA AO ACORDAR E ANTES DE DORMIR

Para começar seus dias com mais vigor e deixar toda a tensão para trás na hora de cair na cama, entregue-se a estes dois exercícios relaxantes, retirados do livro "Saúde em 5 minutos: Ioga", de Christina Brown

 

Texto • Redação
 

Ao acordar



 

1 – Fique de joelhos, com um joelho junto do outro. Dobre o corpo na altura dos quadris e estique os braços para a frente, com as mãos separadas na largura dos ombros. Abra bem as palmas das mãos e sinta os braços para colocar as nádegas sobre os calcanhares.

2 – Ao inspirar, erga os ombros acima dos pulsos. Coloque o quadril de modo que o pescoço e a coluna formem uma linha reta entre os joelhos e ombros. O lado de dentro dos cotovelos fica para a frente, e os dedos dos pés devem ficar apontando para o céu.

3 – Enquanto expira, dobre os cotovelos, com o peito acima do chão. Empurre os cotovelos para trás, roçando as laterais do corpo em vez de para os lados. Contraia o umbigo para ativar os músculos abdominais e as costas não se arquearem (foto).

4 – Inspire, voltando a colocar os ombros acima dos pulsos. Para não arquear as costas, procure "encaixar" os músculos abdominais. Inspirando, volte calmamente à posição inicial. Conduzido pela respiração, faça mais quatro ciclos desta sequência de quatro passos.

Antes de dormir



 

1 – Dobre um cobertor e coloque-o sobre o assento de uma cadeira. Sente-se no chão com as pernas estendidas para frente, entre as pernas da cadeira, que deve estar cerca de 60 cm à sua frente. Dobre o joelho direito para fora, apoiando a sola do pé direito na coxa esquerda.

2 – Inspire, erga os braços e, ao expirar, dobre-se para frente e coloque os braços sobre o assento da cadeira. Deixe a testa descansar sobre o cobertor, na parte da frente da cadeira. Você talvez tenha que dobrar o cobertor mais uma vez para que a cabeça possa descansar confortavelmente.

3 – Se você for bastante flexível, coloque um cobertor dobrado sobre a perna estendida, dobre-se para frente e descanse a cabeça. Fique por dois minutos, respirando fundo. Ao entregar-se à postura, você pode afastar a cadeira ou o cobertor para aumentar o alongamento. Repita do outro lado.

4 – Para uma variação agradável, abra bem as pernas, coloque a cadeira no meio e dobre-se para frente. Coloque os braços bem soltos sobre o assento da cadeira e apoie a testa no cobertor. Feche os olhos e descanse por dois minutos ou mais. Quando seu corpo relaxar totalmente, afaste a cadeira para aumentar o alongamento.